Avaliação Neuropsicológica Breve – NEUPSILIN
Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve – NEUPSILIN tem por objetivo fornecer um perfil neuropsicológico breve, quantitativo e qualitativo, mediante a identificação de preservação ou prejuízo das habilidades neuropsicológicas.
Pode ser aplicado em pessoas de 12 a 90 anos, tanto neurologicamente saudáveis quanto portadoras de quadros neurológicos (ou neuropsiquiátricos) adquiridos ou de desenvolvimento.
O Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve NEUPSILIN é resultado de um extenso trabalho de pesquisa em Neuropsicologia Clínica e Cognitiva, embasado em várias áreas do conhecimento, tais como: psicologia cognitiva, comportamental, psicolinguística, psicometria, neurologia e fonoaudiologia, entre outras.
Considerando a descrição sistemática das habilidades cognitivas individuais como um ponto-chave para que os profissionais da saúde possam oferecer suporte e estratégias de intervenção às pessoas que apresentam déficits cognitivos ou neuropsicológicos, o NEUPSILIN é uma ferramenta clínica que se propõe a descrever de forma compreensiva o desenvolvimento neuropsicológico ao longo do ciclo vital, da adolescência ao envelhecimento.
Avalia 8 funções neuropsicológicas, sendo estas:
- Orientação têmporo-espacial;
- Atenção concentrada;
- Percepção visual (de tamanho, campos visuais e faces);
- Habilidades aritméticas (calculias simples);
- Linguagem oral e escrita (níveis da palavra e da sentença);
- Memória verbal (de trabalho, episódica, semântica, prospectiva), e visual (reconhecimento);
- Praxias (ideomotora, construtiva e reflexiva);
- Funções executivas (resolução de problemas e fluência verbal fonêmica).
Dessa forma, o NEUPSILIN é uma importante ferramenta de apoio que pode auxiliar nos processos preventivos, diagnóstico, prognóstico e terapêutico na rotina neuropsicológica clínica e de pesquisa.