Escala Adaptativa Vineland-3
A Escala Adaptativa Vineland-3 é um instrumento utilizado mundialmente para avaliar o comportamento adaptativo das pessoas desde o nascimento até a idade adulta (90 anos). A importância de sua avaliação está em fornecer a compreensão das necessidades individuas de cada pessoa, considerando os aspectos de toda a vida.
Quando associada a testes de inteligência, a Vineland-3 fornece dados críticos que ajudam no diagnóstico de deficiências intelectuais e de desenvolvimento, além de contribuir com uma visão geral das forças e fraquezas do examinado, informações estas valiosas para a elaboração de planos educacionais e de intervenção.
Com a Vineland-3 é possível medir o comportamento adaptativo de indivíduos com deficiências intelectuais e de desenvolvimento, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), lesão cerebral pós-traumática, deficiência auditiva e visual, doença de Alzheimer.
Os principais domínios mensurados pela escala são:
Comportamento Adaptativo
Comunicação
Habilidades Cotidianas
Socialização
Habilidades Motoras
Comportamentos Mal Adaptados
Objetivo
A Escala Vineland-3 tem por objetivo medir o comportamento adaptativo de indivíduos com possível déficit intelectual e/ou transtorno de desenvolvimento.
População
Pessoas desde o nascimento até a idade adulta (90 anos).
Aplicação
Individual.
Tempo
Pode variar de 30 minutos a 01 hora e 30 minutos dependendo de quais formulários serão utilizados na avaliação.