Escala de Identificação das Características de Altas Habilidades/Superdotação (EICAS-AH/SD)
A Escala de Identificação das Características de Altas Habilidades/Superdotação (EICAS-AH/SD) é caracterizada como uma escala de autorrelato que pode ser respondida por crianças e adolescentes de 9 até 12 anos de idade.
Os itens são divididos em dois tipos:
1. características socioemocionais;
2. características cognitivas.
As características cognitivas dizem respeito às atividades que exigem raciocínio e resolução de problemas. As características socioemocionais se referem ao reconhecimento das próprias emoções, dos outros e, ainda, das habilidades sociais como questionamento crítico e liderança. Seu uso é recomendado na fase inicial da identificação, para indicação daqueles indivíduos que apresentam comportamentos que podem caracterizar a AH/SD. A EICAS-AH/SD, dessa forma, pode ser incorporada como parte de um processo abrangente de avaliação que inclui outros instrumentos e observações clínicas.
Diferenciais
A EICAS-AH/SD é a primeira escala de autorrelato que se propõe a triar características de altas habilidades e superdotação. Trata-se de um material que, além das características cognitivas, aborda as socioemocionais, o que viabiliza uma avaliação multidimensional.
Possui rápida aplicação e correção. Seus resultados trazem uma análise qualitativa detalhada dos fatores socioemocionais e cognitivos, possibilitando uma avaliação mais ampla e compreensiva.
O uso é clínico. O material é restrito, ou seja, seu uso é realizado apenas por psicólogos.