BSI
O BSI é um inventário de autorrelato de sintomas, projetado para apresentar padrões de sintomas psicológicos de pacientes gerais e psiquiátricos, bem como de respondentes não pacientes da comunidade. Trata-se da forma breve do SCL-90-R.
Pode ser utilizado para tomada de decisão em diferentes contextos que tenham como necessidade conhecer o estado psicológico dos respondentes, monitorar o progresso do tratamento e as mudanças que o tratamento causa nos comportamentos e sintomas psicológicos dos pacientes.
O instrumento é pontuado e analisado com base em nove dimensões de sintoma principal e três índices globais de distresse, refletem os três principais níveis de interpretação do BSI, que consideram desde medidas gerais superiores do estado psicológico, passando por representações, até sintomas individuais.
Cada item do BSI é classificado numa escala de distresse de cinco pontos (0 a 4), que varia de “Nada (0) até Extremamente (4).
As dimensões de sintoma principal são:
- Somatização (SOM)
- Obsessivo-compulsivo (O-C)
- Sensibilidade interpessoal (S-I)
- Depressão (DEP)
- Ansiedade (ANS)
- Hostilidade (HOS)
- Ansiedade fóbica (FOB)
- Ideação paranoide (PAR)
- Psicoticismo (PSI)
O BSI tem sido mais útil em ambientes clínicos e de pesquisa em que o tempo é uma variável limitadora importante. Também tem se mostrado eficiente em rastreamentos e triagens em ambientes médicos e industriais em que muitos indivíduos precisam ser avaliados e classificados, bem como em estudos de pesquisa epidemiológica. Tem sido bem utilizado, ainda, com pacientes debilitados que tem dificuldade de se manter na tarefa em tempo contínuo, e em estudos clínicos orientados por protocolos.
Objetivo
O Inventário Breve de Sintomas – BSI tem por objetivo avaliar de forma global o estado psicopatológico, assim como, identificar o bem-estar psicológico.
População
Indicado para jovens e adultos a partir de 13 anos de idade.
Aplicação
Individual, sem limite de tempo.
Tempo
Sua aplicação pode ser realizada em aproximadamente 8 a 10 minutos.